No dia 11 de janeiro de 2018, a turma do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Coordenação e Produção de Moda, acompanhada pela Diretora da Turma e também professora da disciplina de História da Cultura e das Artes, preparou-se, de madrugada, para iniciar uma jornada que prometia ser inesquecível: uma viagem de avião, à capital, para uma Visita de Estudo.
Desta feita, às 05h45 já todos se encontravam no aeroporto Sá Carneiro, de onde descolaram, às 06h25, num Boing 737-800 da Ryanair.
A serenidade do voo só foi perturbada pela excitação dos alunos, que não conseguiram conter a sua alegria e entusiasmo, até porque, para grande parte deles, tratou-se mesmo do batismo de voo.
Chegado a Lisboa, o grupo dirigiu-se à estação de Metro do aeroporto para comprar os bilhetes que usariam durante a visita à cidade, seguindo, depois, para Belém.
Após o “obrigatório” pequeno-almoço nos “Pastéis de Belém”, e aproveitando o bom tempo que se fazia na capital, toda a turma caminhou até à zona ribeirinha para poder ver de perto o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.
Antes de se dirigirem ao Museu dos Coches, cuja visita guiada estava marcada para as 10h30, ainda houve tempo para passar pelo maravilhoso Mosteiro dos Jerónimos.
 Pouco depois, à hora marcada, o grupo apresentou-se no Museu Nacional dos Coches, onde foi muito bem “guiado” pela Dr.ª Rosinda da Palma. A nossa guia elogiou a postura educada e interessada dos alunos que, mesmo após duas horas (sim, duas horas!) de explicações e dissertações, não se mostraram impacientes (talvez só um pouco cansados).
Depois do almoço, também na zona de Belém, alunos e professora foram, de autocarro, para a Baixa Pombalina, onde palmilharam todo o centro histórico – Terreiro do Paço, Rua Augusta, Rossio, Praça da Figueira, Chiado, Bairro Alto…
Apesar de exaustos, os alunos adoraram todos estes locais de que tanto já tinham ouvido falar, tirando fotografias sem conta e comprando pequenas lembranças.
Já no fim da tarde, depois do lanche e de muito caminhar, todos se dirigiram para a estação de Santa Apolónia onde apanharam o Metro para o aeroporto.
Às 20h20, como estava previsto, descolava o avião para o Porto, transportando uma turma feliz que nunca se deixou vencer pelo cansaço. Depois da aterragem, e ainda movidas pela excitação da viagem de avião, as alunas pediram para visitar o cockpit. O comandante, simpaticamente, acedeu e permitiu mesmo que se tirassem algumas fotografias.
No fim desta longa jornada, no aeroporto Sá Carneiro, já se falava numa próxima viagem de avião (esta parte era obrigatória) a Lisboa, para se conhecer os locais que não se puderam visitar nesse dia.