Sobe a responsabilidade dos professores Helena Correia e Manuela Galvão as turmas do Curso Profissional Técnico de Geriatria e do Curso Científico – Tecnológico de Desporto da escola Didáxis Riba de Ave, dinamizaram uma atividade teórico/ prática sobre o tema do Boccia, na passada manhã de quarta-feira dia 6 de março.

O momento teórico, ficou à responsabilidade do professor de Educação Física e treinador de Boccia, Paulo Magalhães  que com a palestra “O que é o Boccia“,  conseguiu demonstrar a importância deste desporto adaptado a todos os participantes. Esta palestra teve mais valor devido à participação de dois atletas Paraolímpicos, Filipe Nascimento e Emília Lago da Costa, assim como, dos utentes do Centro Social Paroquial de Requião. 

O Vereador do Desporto, Dr. Mário Passos, fez questão de participar nesta iniciativa partilhando com os presentes umas breves palavras de apoio e motivação à prática desta atividade.

A organização prática da iniciativa, ficou à responsabilidade dos professores Adalberto Machado e Gabriel Silva, esta realizou-se no pavilhão gimnodesportivo da escola Didáxis, onde o professor Paulo Magalhães, os jogadores Paraolímpicos, os utentes do Centro Social Paroquial de Requião e os nossos alunos tiveram a oportunidade de realizarem um jogo de Boccia.

No final numa iniciativa tomada pelos alunos, um ato solidário de angariação de fundos, a escola Didáxis teve a oportunidade de entregar à Diretora Técnica do Centro Social Paroquial de Requião, Raquel Carvalho, um jogo de Boccia, há muito desejado pelos utentes desta estrutura residencial.

Esta atividade revelou-se um sucesso para toda a comunidade educativa, onde a envolvência dos alunos e professores, demonstrou que educar para a solidariedade, para a diferença, são práticas que merecem a atenção e sua disseminação, numa estratégia de educação para a cidadania voluntária e solidária.