24 de abril
Sessão de abertura da Semana da Leitura
A semana teve início com a inauguração da exposição «Somos livros», em homenagem à obra de grandes escritores. Nesta seleção incluem-se Shakespeare e Cervantes e alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento se celebram em 2023: Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues.
Na sessão de abertura, a Diretora Pedagógica sublinhou que os livros são um importante meio de transmissão de cultura e elementos fundamentais no processo educativo.
Checklist Literário
Celebrar o livro…
Ler é aprender, é expandir horizontes, é sentir, é viajar, é uma experiência única…
Com a aplicação do questionário, a Didáxis pretende recolher informação sobre o ato de ler, o processo que conduziu à seleção de uma obra, de um autor…
25 de abril
Um sopro de liberdade na poesia portuguesa
Para assinalar o dia, os alunos, nas aulas de História e Área de Integração, prestaram homenagem a dois poetas, Eugénio de Andrade e Natália Correia. Com as suas obras, foram revolucionários e lutaram contra o regime.
Durante o Estado Novo, foram muitos os livros censurados e proibidos em Portugal, mas nem isso fazia com que os escritores os deixassem de os escrever e de com eles lutar pela liberdade do País.
Celebrar a leitura
«Venham soprar nos nossos livros.
As palavras precisam de corpo.
Os nossos livros precisam de ter vida.»
Daniel Pennac, in Como um Romance
Ler em voz alta amplia o gosto pelo livro. Ler em voz alta para celebrar o valor e a importância da leitura. Ler em voz alta excertos, livros, poemas que queremos partilhar com os outros… descobrir o prazer da leitura.
Exposição: Projetos
Como falamos de livros?
A construção de um Projeto de Leitura obriga a uma reflexão sobre o ato de ler.
Nesta exposição, os alunos relataram a história dessa leitura.
Foi um espaço, por excelência, onde apresentaram o percurso pessoal de leitor, onde partilharam as interrogações, as inquietações e os sobressaltos de leitura – e de leitor.
Dar voz à poesia
Ler em conjunto implica planear, dialogar, discutir, ter opiniões diferentes e dar asas à imaginação.
Ler é essencial… Que este grande prazer de ler em voz alta continue a promover a criatividade, a desenvolver o pensamento crítico e a levar o poder imaginativo da leitura a voos ainda mais além.
Ler por aqui… e por ali
A preparação da leitura em voz alta foi festejar a leitura como um ato de prazer e de imaginação.
A cada leitura, cada leitor dá um novo sentido, um novo sopro ao texto que está a ler.
Encontros de leitura
A deslocação dos pais dos nossos alunos à escola foi também um lugar de encontro, criativo e colaborativo.
A partilha dos livros que os motivaram, desafiaram e intrigaram foi festejar a leitura como ato de prazer.
Livros para descobrir
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação. São um elo entre o passado e o futuro. São elementos fundamentais no processo educativo.
Somos uma escola com asas e queremos que os nossos alunos voem mais além. A leitura é o caminho para a formação de uma mente criativa e crítica.
Queremos continuar a voar, a ler mais longe, a procurar os livros e lê-los.
To celebrate the Reading Week, our students talked about the Most Famous English Writers, sharing quotes they had particularly enjoyed, reflecting on the importance and usefulness of books.
The main purpose of these moments of sharing and reflection was motivating Reading.
With their creativity and imagination, students became involved in the works they read and presented, thus promoting an atmosphere of pure talk and sublime beauty.
Reading is sharing! Reading is great!
Books make us think, travel and dream…