Celebrou-se, no passado dia 8 de junho de 2018, sexta-feira, ao final do dia, na quinta “O Solar do Burguês” em Santo Tirso, a festa mais aguardada do ano pelos alunos do 12º da Didáxis de Riba de Ave – o baile de finalistas.

Esta festa contou com os alunos finalistas não só do ensino regular mas também dos cursos profissionais e respetivos acompanhantes. Como não poderia deixar de ser, também os membros da Direção Pedagógica compareceram na cerimónia bem como alguns dos professores previamente convidados pelos alunos.

Todos foram chegando por volta da hora marcada, vestidos a preceito. Predominaram os vestidos compridos entre as raparigas e o fato clássico entre os rapazes. Mas, sem dúvida, que todos estavam muito elegantes e felizes pelo dia que estavam a celebrar.

Após várias fotografias tiradas no jardim da quinta, todos foram convidados a subir para o salão onde iria ser servido o jantar.

Comeu-se o aperitivo e, posteriormente, foram-se dançando os primeiros passos de dança. Entretanto todos se sentaram e a sopa foi servida, seguida do prato principal. A música voltou a convidar todos para dançar, mas antes houve ainda tempo para a apresentação de um vídeo por parte de alguns alunos que aproveitaram, deste modo, para deixar o seu obrigado aos professores e membros da Direção Pedagógica. Também dois alunos da turma 12.2 apresentaram um discurso em nome de toda a turma agradecendo todo o carinho que receberam ao longo do seu percurso escolar, destacando a Doutora Irene Santos que sempre se mostrou preocupada, querendo o melhor para todos os alunos da Didáxis. Os restantes professores não ficaram esquecidos pois “foram eles que contribuíram diretamente para a formação da sabedoria e conhecimento de cada um de nós.” – afirmam os alunos em questão. Bonita homenagem esta, feita pelos alunos.

Foi então aberta a mesa das sobremesas e todos se deliciaram com a variedade de doces e fruta.

A noite ia avançando e chegou a hora da entrega dos livros de curso. Neste momento surgiram algumas lágrimas por parte de quem lia as dedicatórias que os colegas de turma lhes fizeram. Sentiram-se alguns abraços apertados e uma saudade dos momentos que ficaram para trás, mas ao mesmo tempo ficarão para sempre guardados nos corações de cada um de nós. Sentiu-se um orgulho por mais uma etapa concluída nas nossas vidas e ao mesmo tempo uma ansiedade em relação ao futuro que nos espera.

Continuou o baile noite dentro.

Sou uma aluna do ensino regular e estive no baile. Posso afirmar que foi uma noite memorável que jamais esquecerei. Foi uma despedida à altura da etapa que completei juntamente com os meus colegas. Da Didáxis, levo amigos, boas recordações e brincadeiras. Levo o carinho dos professores e de todos os funcionários. Levo ensinamentos e lições. Aqui, na Didáxis, cresci e descobri que há muito mais para lá do horizonte que eu via. Tornei-me uma mulher com orgulho de mim mesma e com capacidade para abraçar qualquer desafio. Agora, uma nova etapa se avizinha e eu tenho a certeza que estou preparada para o que vier, graças a um pilar muito importante da minha vida, a Didáxis, e tudo o que esta escola me proporcionou ao longo de todos estes anos.

Isabel Filipa Abreu Pereira 12.2