O Halloween é cada vez mais celebrado em Portugal. De ano para ano há cada vez mais crianças a pedirem “doçura ou travessura”, mais mascarados nas ruas, mais festas e decorações um pouco por todo o lado. Mas esta tradição que agora todos nós já conhecemos, não é como muitos pensam uma tradição originalmente americana. É uma tradição muito mais antiga.

Apesar de ter sido fortemente popularizado dessa forma pela cultura norte americana as origens do Halloween são bem mais antigas. A celebração original chamava-se Samhain, um nome de origem gaélica, e marcava o fim do Verão e o novo ano celta. Era a altura em que os povos do hemisfério norte apanhavam a última colheita do ano e sacrificavam os seus rebanhos deixando apenas os animais mais robustos. Era a celebração mais importante do antigo calendário celta e durava 3 dias: 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro.

 

Uma das tradições com maior expressão nesta data, e que tem vindo a ser trazida também para a Europa, é o “trick or treat”. Dita a tradição que as crianças saiam mascaradas na noite de dia 31 e batam à porta pedindo “doçuras ou travessuras”. Se não receberem o doce, têm permissão para pregar uma partida.

Calcula-se que esta parte da tradição do Halloween se tenha baseado num costume vindo das primeiras celebrações do Dia dos Fiéis Defuntos em Inglaterra. Nesse dia os pobres iam pedir comida de porta em porta e os donos das casas acediam, em troca de uma oração pelos seus entes queridos falecidos. O nome Halloween deriva de All Hallows’ Eve que significa véspera do dia de Todos os Santos.

Para assinalar e comemorar esta data, a Didáxis de Riba de Ave como escola cujo projeto assenta num modelo Bilingue, organizou um desfile de máscaras e chapéus de Halloween criados em sala de aula pelos seus alunos, pretendendo assim criar um momento de partilha e de interação com a comunidade educativa, tornando visível o envolvimento de alunos e professores neste projeto educativo.

Vencedores do desfile