No âmbito do projeto Erasmus+ Arts @ Criativity 2015-18 a que a Didáxis de Riba de Ave se candidatou com sucesso e que incluiu 8 países – Portugal, Itália, Chipre, Grécia, Lituânia, Polónia, Estónia e Eslovénia –, no dia 7 de maio de 2018, pelas seis horas da manhã, a representação da Didáxis, composta pela nossa Diretora Pedagógica, Dr.ª Irene Santos e as duas professoras responsáveis pelo projeto – Fernanda Rodrigues e Teresa Gonçalves – embarcava com destino à Grécia, mais concretamente à cidade de Glyfada, que fica nas proximidades de Atenas. Destinou-se este último encontro a concluir o programa, desta vez apenas com professores e diretores das 8 escolas participantes.

Foi pela sua procura por novas práticas e metodologias de ensino e aprendizagem e pelo seu interesse por novas formas de ensinar e aprender que a Didáxis se envolveu neste projeto europeu – um programa de partilha de experiências e ideias e de participação em atividades criativas.

Por estarmos focados nesta necessidade de inovar e de melhorar a qualidade do Ensino é que abraçamos a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), uma metodologia inovadora cujo processo de aprendizagem está focado no aluno. A robótica é outra vertente da inovação na nossa escola, desenvolvendo nos alunos competências na criação de pequenos dispositivos eletrónicos.

Foi, fundamentalmente, no intercâmbio de ideias e experiências que assentou a imensa riqueza deste programa europeu, pois, se este projeto se revelou tão enriquecedor para nós – que tanto aprendemos com os professores e alunos dos vários países que nele participaram – também a nossa Sala de Aula Invertida acabou por conquistar os nossos parceiros europeus, que tudo quiseram saber acerca desta metodologia revolucionária para a poderem também levar para as suas escolas.