"Sirvo-me de animais para ensinar o homem."

La Fontaine

Era uma vez uma lebre, um cão e um coelho… E se assim é, vamos ter uma fábula! Uma não, várias! Mais precisamente, três: Os cães também amam, O coelho que queria ser artista e Maria Lebre e os caçadores! E o seu autor, José Francisco Rica! E os professores que acompanharam a sessão! Sim, porque a esses coube também um papel especial! Surpreendam-se!

Começou assim mais uma história de Encontro. E de compromisso. Com o sucesso!

7 de fevereiro. Vai ficar na memória! E no coração de todos os meninos de 3º e de 5º anos. E dos professores que os acompanharam, também!

Todas “muito bem sentadas” no espaço da biblioteca, ansiosamente esperando pelo convidado, as crianças trocavam expectativas e curiosidades. Um misto de alguma impaciência e uma maior dose de interesse conseguia “controlar” a espera.

“Chegou, chegou o escritor!”- segredaram num entusiasmo mudo.

José Francisco Rica entrou e, feitas as apresentações e algumas anotações, tudo aconteceu. Professores que eram atores, alunos que eram espectadores e um escritor no papel de realizador. Um espetáculo! Uma outra forma de fazer Arte e de intervir seriamente na construção daqueles que nos estão confiados, que implicamos numa aprendizagem pela descoberta e pela participação ativa.

Porque a escola não é um jogo, porque acreditamos no estímulo da curiosidade, porque estimulamos oportunidades de construção integral do aluno e da pessoa, porque validamos uma escola para o futuro, importa aqui, neste preciso momento, um agradecimento sem limites ao nosso convidado que tão bem soube cativar miúdos e graúdos!

Esta e outras estratégias eficazes que garantam competência e qualificação, ainda que de forma recreativa, sempre farão parte da nossa agenda.

A iniciativa não seria possível sem o empenho de todos. E todos somos muitos! Parabéns, uma vez mais aos alunos, aos professores e aos pais. É nesta cumplicidade de objetivos que, a par e passo, construímos/consolidamos a Didáxis e a tornamos mais viva, mais aberta e mais capaz de entrelaçar os desafios da nossa contemporaneidade. Semear para colher! Criar oportunidades e investir no futuro!

Acreditamos mesmo que assim é! E enche-nos de orgulho o cuidado e a ternura daquele que connosco partilhou um pequeno momento grandioso e que importa transcrever:

“Queridos amigas e amigos, gostei muito de estar na vossa escola. Foi um prazer enorme poder conviver convosco e poder transmitir-vos alguns ensinamentos através das histórias dos meus livros. Orgulhem-se muito dos vossos professores/as, porque são fantásticos. Sejam felizes e amigos uns dos outros e... Leiam muito! Beijos para vocês todos. Até breve!"

José Francisco Rica