As turmas do 5.º ao 11.º ano tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de sensibilização sobre ECONOMIA CIRCULAR, que, acreditamos, lhes permitirá desenvolver uma maior consciência ecológica e exercer escolhas mais conscientes.
Um agradecimento à ECOnnect, em especial à formadora Filipa Gouveia que, de forma tão entusiasta, dirigiu esta sessão.

A turma 9.1 visitou o Laboratório Aberto do IPATIMUP e participou numa atividade prática que, de forma lúdica, os levou a explorar vários comportamentos de prevenção do cancro de pele, sensibilizando-os para esta temática.

“Quem quer ser cientista?”:
Uma das atividades da semana da ciência foi o concurso “Quem quer ser cientista?”. Os alunos tiveram oportunidade de avaliar o seu conhecimento nas várias áreas da ciência, num concurso digital, dinâmico e muito divertido. Uma atividade a repetir para o ano, sem dúvida.

No âmbito da Semana da Ciência a FEUP veio à Didáxis.

Na semana de 17 a 21 de abril, semana da Ciência na nossa escola, os alunos do 2º Ciclo tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades desenvolvidas pelo Departamento de Ciências.”
Na aula de matemática planificaram a construção de um catavento, aplicando e desenvolvendo conhecimentos matemáticos!

Na semana da Ciência a Didáxis recebeu a professora Joana Azeredo, Professora Associada do Departamento de Engenharia Biológica e investigadora do Centro de Engenharia Biológica da universidade do Minho no âmbito da atividade “Science Talks” /“Skype a scientist”. A professora Joana deverá ser a primeira investigadora portuguesa com o seu apelido associado a um vírus. Em concreto, à subfamília Azeredovirinae. Aí se incluem vírus “bons” que, por exemplo, atacam bactérias patogénicas para os humanos. Foi uma conversa com os alunos do ensino secundário muito interessante e enriquecedora, que lhes permitiu ver a aplicação das matérias lecionadas na sala de aula de Biologia e Geologia na investigação científica do laboratório.

Na aula de Educação Tecnológica, construíram um catavento, desenvolvendo a técnica e a destreza manual e os conhecimentos da disciplina. Ficaram muito bonitos e serviram para embelezar o jardim da entrada da escola!

Na aula de robótica trabalharam com vários componentes eletrónicos fazendo ligação ao arduíno!

Na aula de Educação Musical compreenderam a relação entre a matemática e a música!

No âmbito da semana da ciência a Didáxis recebeu o Professor Carlos Marinho, o matemático que descobre “quase tudo” com a matemática. Foram momentos muito divertidos, de transmissão de conhecimento e de muita animação e magia. A matemática esteve muito presente, enquanto ciência que está viva um tudo das nossas vidas. Como diz o professor Carlos Marinho foi uma viagem marcada para um mundo imaginário e fantástico da matemática”.
Mais um dia de ensino de excelência na Didáxis.

Na aula de Português, analisaram uma notícia, muito recente, sobre um português que está a desenvolver uma missão na Agência Espacial Europeia. Este português, Bruno Sousa está a investigar/estudar Jupiter e as suas Luas. Os alunos ficaram muito curiosos e orgulhosos por ser um português responsável por essa missão!

A Didáxis recebeu alguns elementos da Physis, Associação Portuguesa de Estudantes de Física, para promover o projeto “Há Luz na Universidade”.
De uma forma informal, os alunos da nossa escola puderam esclarecer as dúvidas relativas aos cursos de Física e de Engenharia Física, assim como a partilha da experiência dos palestrantes, enquanto estudantes, empregabilidade e saídas profissionais. A Didáxis contribuiu para um processo de decisão de futuro informado dos nossos estudantes.

Na aula de Inglês , compreenderam como é importante The earth day!

O professor Pedro Carvalho visitou a Didáxis na Semana da Ciência com a oficina “A Dança e a Matemática”, procurando estimular o interesse/intervenção dos alunos nas artes e cultura. A oficina pautou-se pela exploração da Matemática e da Dança, onde os alunos refletiram sobre o papel da matemática e da dança nas suas vidas. Abordaram vários temas da matemática e ao mesmo tempo exploraram técnicas de movimento e de expressão corporal. Como diz o professor Pedro Carvalho os nossos alunos estiveram a “Dançar a Matemática (criação coletiva)”.
Foi muito divertido e dinâmico.

Aula de Cidadania, visita à nossa horta Biológica!

Durante a semana da Ciência, quem percorreu a entrada da Didáxis teve a oportunidade de conhecer o percurso académico e científico de portugueses que têm dado cartas no mundo da investigação nas mais diversas áreas científicas. A viagem, que começou no século XIX , guiou quem nela embarcou por um mundo de feitos e descobertas extraordinárias até uma mensagem que desafia e deixa em aberto um futuro que queremos promissor e cheio de sucessos para os nossos alunos.

Na aula de Matemática, usaram os manipuláveis para melhor adquirirem conhecimentos geométricos!

Aula de Ciências Naturais
Atividade prática laboratorial sobre o revestimento do corpo de alguns animais!
Aula de Educação Física
O corpo, a dança e a matemática!