No âmbito do projeto de Flexibilização Curricular, no dia 8 de março, os alunos da turma 7.1 visitaram a Casa Andresen, no Porto, onde se encontra a exposição Photo Ark da National Geographic e a Galeria da Biodiversidade.
Durante a visita, o grupo foi orientado por dois guias que, através de atividades lúdicas, sensibilizaram os alunos para questões associadas à Biodiversidade e deram a conhecer alguns dos espaços que inspiraram a escrita de algumas passagens dos contos de Sophia de Mello Breyner Andresen.
No que diz respeito à Biodiversidade, a atividade que mais curiosidade suscitou nos alunos foi a que revelou as características da visão dos animais: nem todos veem da mesma forma. Por exemplo, a cobra vê em função da temperatura.
Todas estas experiências foram realizadas nas diferentes divisões do palacete de verão dos avós de Sophia Andresen. Nesta casa, logo à entrada, os visitantes são surpreendidos pelo esqueleto de uma baleia que, há oitenta anos, deu à costa em Matosinhos. O esqueleto deste animal foi lá colocado, pois, na obra A saga, Sophia faz referência a uma baleia que, segundo a autora, caberia naquele palacete.
Os jardins da Casa Andresen, Jardim Botânico do Porto, foram percorridos com entusiamo por todos os alunos que estavam admirados com a diversidade de plantas existentes e com os recantos recriados pela natureza. O jardim dos Jotas foi o espaço exterior que mais curiosidade despertou devido à história de amor associada ao seu nome.