No âmbito da disciplina de Inovação Digital, a Didáxis organizou um concurso de Literacia Digital no dia 13 de dezembro de 2019. Este ano contámos com a participação do Agrupamento de escolas de Briteiros. Nesta atividade participaram 40 alunos.

O concurso consistiu num teste de Literacia Digital, elaborado e certificado pela Microsoft, com a duração de 60 minutos por cada ciclo.

Em paralelo, realizou-se um workshop sobre programação em blocos, utilizando uma plataforma da Microsoft, na qual os alunos aprendem a programar utilizando personagens e cenários do Jogo “Minecraft”. Este workshop está incluído no programa Hour of Code da Microsoft.

A participar no certame tivemos ainda a Dr. Sandra Pereira, jornalista da RTP, esteve à conversa com os nossos participantes sobre “Cyberbullying” e partilhou com os alunos algumas das suas experiências profissionais e pessoais, conseguindo captar a atenção dos alunos para os temas do cyberbullying e da violência online. Esta experiência de ter uma personalidade da televisão a falar de temas que são frequentemente abordados nas aulas, captou a tenção dos alunos, motivando-os a questionar a jornalista e a trocar experiências com ela, tornando esta uma situação única no seu percurso escolar.

Posteriormente foram lançados os resultados e a Drª. Sandra entregou os prémios aos vencedores.

Era notória a felicidade e diversão dos alunos com a atividade.