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1.º CICLO
Para dar sentido e coerência à filosofia de educação que sustenta o projecto da Didáxis, o 1.º Ciclo promove experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, que têm por base os princípios que visam o desenvolvimento integral de cada aluno.
Assentes nas dinâmicas e atividades desenvolvidas no contexto de cada turma, nascem projetos transversais, que permitem novas experiências de aprendizagem e um efetivo crescimento no saber fazer, saber estar, saber ser.
2.º CICLO
O obetivo primeiro do projeto Educativo da Didáxis consiste em proporcionar aos nossos alunos, o desenvolvimento harmonioso e progressivo de todas as dimensões do ser humano.
O trabalho pedagógico dinamizado pelos docentes alia, por isso, a estimulação e promoção da capacidade de trabalho, autonomia, criatividade, resiliência, perseverança, empenho, autorregulação e determinação, com a motivação para valores humanistas, éticos, sociais, ambientalistas e democráticos, suscitando a consciência de
responsabilidades pessoais e interpessoais.
Consideramos que esta conjugação de aprendizagens e valores reunem as componentes elementares para potenciar o sucesso e a responsabilização dos nossos
alunos, enquanto futuros cidadãos que se pretendem ativos, informados, interventivos e críticos na sociedade.
3.º CICLO
O obetivo primeiro do projeto Educativo da Didáxis consiste em proporcionar aos nossos alunos, o desenvolvimento harmonioso e progressivo de todas as dimensões do ser humano.
O trabalho pedagógico dinamizado pelos docentes alia, por isso, a estimulação e promoção da capacidade de trabalho, autonomia, criatividade, resiliência, perseverança, empenho, autorregulação e determinação, com a motivação para valores humanistas, éticos, sociais, ambientalistas e democráticos, suscitando a consciência de
responsabilidades pessoais e interpessoais.
Consideramos que esta conjugação de aprendizagens e valores reunem as componentes elementares para potenciar o sucesso e a responsabilização dos nossos
alunos, enquanto futuros cidadãos que se pretendem ativos, informados, interventivos e críticos na sociedade.
SECUNDÁRIO
A Didáxis traçou um projeto educativo assente na eficácia, rigor e exigência e que valoriza e reforça a articulação constante com as Famílias e o respeito pela singularidade do Aluno.
Num momento em que o saber deixou de ser um valor eterno e que saber procurá-lo se tornou uma competência essencial e, concomitantemente, a nova forma de saber por excelência, a Didáxis procura fomentar nos seus alunos o desenvolvimento das competências que sendo as “Marcas dos Novos Tempos” se afiguram como cruciais para que os alunos construam projetos de vida de sucesso e condizentes com os novos
desafios do século XXI.
Assim, os alunos do secundário são desafiados, ao longo do seu percurso escolar, a explorar caminhos, projetos e atividades que os conduzam a um trajeto onde possam assumir um papel interventivo na aprendizagem e na construção do saber. Onde
para além das competências e conhecimento técnicos possam desenvolver Soft Skills indispensáveis no século XXI e alicerçar a o seu desenvolvimento integral em valores humanistas, éticos, sociais, ambientalistas e democráticos, suscitando a consciência de responsabilidades pessoais e interpessoais.
O acompanhamento individualizado, o reforço da carga horária nas disciplinas
sujeitas a exame nacional, o desenvolvimento de experiências e vivencias
diversificadas, o envolvimento em projetos nacionais e internacionais e o contacto
gradativo com o Ensino Superior são exemplos de medidas pedagógicas que visam alargar conhecimentos e aceder a metodologias que multipliquem as potencialidades dos alunos.
E estas medidas pedagógicas têm como objetivo comum, primeiro e crucial fornecer aos nossos alunos “os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele” (Jacques Delors).
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
- Ciências e Tecnologias
- Ciências Socioeconómicas
- Línguas e Humanidades
DIDÁXIS
PRÉ-INSCRIÇÕES 19/20
DIDÁXIS
PRÉ-INSCRIÇÕES 19/20
DIDÁXIS
PRÉ-INSCRIÇÕES 19/20
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DIDÁXIS
PRÉ-INSCRIÇÕES 19/20
DIDÁXIS
PRÉ-INSCRIÇÕES 19/20
IntegratEnglish
Ao longo do 1º Ciclo, do 1.º ao 4.º anos, os nossos alunos beneficiam do contacto e utilização da língua inglesa diariamente, através de aulas estruturadas nas quatro competências linguísticas (a audição, a oralidade, a leitura e a escrita).
Os conteúdos de funcionamento da língua são abordados através de metodologias diversificadas, ativas, lúdicas e dinâmicas, onde a abordagem dos diferentes aspetos culturais dos países anglo-saxónicos está bem patente, incluindo as suas festividades e eventos históricos.
A aprendizgem das competências linguísticas do inglês é ainda reforçado pela implementação semanal do projeto IntegratEnglish (onde os nossos alunos aprendem conteúdos culturais, geográficos e idiomáticos na língua Inglesa), que presupõe a utilziação desta língua na aprendizagem de conteúdos curriculares das áreas das Expressões e do Estudo do Meio. Este trabalho articulado e interdisciplinar permite aos nossos alunos, realizar tarefas, predominantemente orais, de forma espontânea e construtiva e assim alcançarem uma maior familiaridade e destreza na utilização do inglês.
Todo este manancial de aprendizagem tem, ainda, como objetivo a preparação dos alunos para a realização dos exames Cambridge (University of Cambridge ESOL: English for Speakers of Other Languages Exams), pretendendo-se que no final 1.º ciclo os alunos possam certificar o nível de Movers.
IntegratEnglish
Nos 2.º e 3.º Ciclos, a metodologia de ensino da língua inglesa centra-se nas
quatro competências linguísticas (a audição, a oralidade, a leitura e a escrita),
atribuindo-se a todas igual relevância no processo de aprendizagem.
Para além da carga curricular semanal da disciplina de inglês, a escola dinamiza ainda o projeto IntegratEnglish nas várias disciplinas não linguísticas, como por exemplo na Geografia, na Físico-Química, nas Ciências Naturais, na Educação Visual, na Educação Musical, na Educação Física e/ou na Inovação Digital. As disciplinas envolvidas no âmbito deste projeto, bem como os conteúdos selecionados e a
calendarização das mesmas são definidos no plano curricular de cada turma, tendo por base a sua caracterização e objetivos traçados pela equipa pedagógica.
Esta aprendizagem integrada de conteúdos curriculares com a língua, tem sido desde há largos anos recomendada pela União Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira. Constitui, simultaneamente, um meio privilegiado para alcançar um nível elevado de proficiência na língua inglesa que é exigido no contexto educativo e profissional do século XXI. Aliás, o domínio do inglês é condição crucial para que um cidadão seja capaz de interagir comunicativamente numa Europa e num mundo que são cada vez mais multilingues e multiculturais.
Estes são, portanto, os objetivos que subjazem a este projeto e à seleção desta
metodologia de ensino/aprendizagem.
Este percurso de desenvolvimento e melhoria das competências linguísticas dos
nossos alunos culmina com a sua certificação pela University de Cambridge através da realização de um exame.
É nosso objetivo que os nossos alunos realizem o exame de KET (Key English
Test) no 6.º ano e o de PET (Preliminary English Test) ou FCE (First Certificate in
English) no 9.º ano.
Além das aulas de inglês, os alunos podem ainda reforçar esta preparação para os exames com a frequência das aulas de Cambridge, como atividade extra curricular.
IntegratEnglish
Nos 2.º e 3.º Ciclos, a metodologia de ensino da língua inglesa centra-se nas
quatro competências linguísticas (a audição, a oralidade, a leitura e a escrita),
atribuindo-se a todas igual relevância no processo de aprendizagem.
Para além da carga curricular semanal da disciplina de inglês, a escola dinamiza ainda o projeto IntegratEnglish nas várias disciplinas não linguísticas, como por exemplo na Geografia, na Físico-Química, nas Ciências Naturais, na Educação Visual, na Educação Musical, na Educação Física e/ou na Inovação Digital. As disciplinas envolvidas no âmbito deste projeto, bem como os conteúdos selecionados e a
calendarização das mesmas são definidos no plano curricular de cada turma, tendo por base a sua caracterização e objetivos traçados pela equipa pedagógica.
Esta aprendizagem integrada de conteúdos curriculares com a língua, tem sido desde há largos anos recomendada pela União Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira. Constitui, simultaneamente, um meio privilegiado para alcançar um nível elevado de proficiência na língua inglesa que é exigido no contexto educativo e profissional do século XXI. Aliás, o domínio do inglês é condição crucial para que um cidadão seja capaz de interagir comunicativamente numa Europa e num mundo que são cada vez mais multilingues e multiculturais.
Estes são, portanto, os objetivos que subjazem a este projeto e à seleção desta
metodologia de ensino/aprendizagem.
Este percurso de desenvolvimento e melhoria das competências linguísticas dos
nossos alunos culmina com a sua certificação pela University de Cambridge através da realização de um exame.
É nosso objetivo que os nossos alunos realizem o exame de KET (Key English
Test) no 6.º ano e o de PET (Preliminary English Test) ou FCE (First Certificate in
English) no 9.º ano.
Além das aulas de inglês, os alunos podem ainda reforçar esta preparação para os exames com a frequência das aulas de Cambridge, como atividade extra curricular.
IntegratEnglish
No ensino secundário, a aprendizagem de línguas estrangeiras aborda, a par das competências linguísticas, conhecimentos mais alargados em áreas relacionadas com o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
Aprender línguas favorece, por isso, o desenvolvimento de uma postura questionante, analítica e crítica, face à realidade nacional e internacional, contribuindo para a formação de cidadãos ativos, intervenientes e autónomos.
Fiel aos pilares do projeto educativo da Didáxis e aos objetivos que o legitimam, pretende-se que todos os alunos possam ver as suas competências certificadas, dotando-os, assim, de uma ferramenta cabal, quer para o seu percurso académico, quer para o seu projeto profissional.
No final do ensino secundário objetiva-se, portanto, que os alunos realizem o exame CAE (Certificate of Advanced English).
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