1.º CICLO

Para dar sentido e coerência à filosofia de educação que sustenta o projecto da Didáxis, o 1.º Ciclo promove experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, que têm por base os princípios que visam o desenvolvimento integral de cada aluno.

Assentes nas dinâmicas e atividades desenvolvidas no contexto de cada turma, nascem projetos transversais, que permitem novas experiências de aprendizagem e um efetivo crescimento no saber fazer, saber estar, saber ser.

Ler mais

2.º CICLO

O obetivo primeiro do projeto Educativo da Didáxis consiste em proporcionar aos nossos alunos, o desenvolvimento harmonioso e progressivo de todas as dimensões do ser humano.

O trabalho pedagógico dinamizado pelos docentes alia, por isso, a estimulação e promoção da capacidade de trabalho, autonomia, criatividade, resiliência, perseverança, empenho, autorregulação e determinação, com a motivação para valores humanistas, éticos, sociais, ambientalistas e democráticos, suscitando a consciência de
responsabilidades pessoais e interpessoais.

Consideramos que esta conjugação de aprendizagens e valores reunem as componentes elementares para potenciar o sucesso e a responsabilização dos nossos
alunos, enquanto futuros cidadãos que se pretendem ativos, informados, interventivos e críticos na sociedade.

Ler mais

3.º CICLO

O obetivo primeiro do projeto Educativo da Didáxis consiste em proporcionar aos nossos alunos, o desenvolvimento harmonioso e progressivo de todas as dimensões do ser humano.

O trabalho pedagógico dinamizado pelos docentes alia, por isso, a estimulação e promoção da capacidade de trabalho, autonomia, criatividade, resiliência, perseverança, empenho, autorregulação e determinação, com a motivação para valores humanistas, éticos, sociais, ambientalistas e democráticos, suscitando a consciência de
responsabilidades pessoais e interpessoais.

Consideramos que esta conjugação de aprendizagens e valores reunem as componentes elementares para potenciar o sucesso e a responsabilização dos nossos
alunos, enquanto futuros cidadãos que se pretendem ativos, informados, interventivos e críticos na sociedade.

Ler mais

SECUNDÁRIO

A Didáxis traçou um projeto educativo assente na eficácia, rigor e exigência e que valoriza e reforça a articulação constante com as Famílias e o respeito pela singularidade do Aluno.

Num momento em que o saber deixou de ser um valor eterno e que saber procurá-lo se tornou uma competência essencial e, concomitantemente, a nova forma de saber por excelência, a Didáxis procura fomentar nos seus alunos o desenvolvimento das competências que sendo as “Marcas dos Novos Tempos” se afiguram como cruciais para que os alunos construam projetos de vida de sucesso e condizentes com os novos
desafios do século XXI.

Assim, os alunos do secundário são desafiados, ao longo do seu percurso escolar, a explorar caminhos, projetos e atividades que os conduzam a um trajeto onde possam assumir um papel interventivo na aprendizagem e na construção do saber. Onde
para além das competências e conhecimento técnicos possam desenvolver Soft Skills indispensáveis no século XXI e alicerçar a o seu desenvolvimento integral em valores humanistas, éticos, sociais, ambientalistas e democráticos, suscitando a consciência de responsabilidades pessoais e interpessoais.

O acompanhamento individualizado, o reforço da carga horária nas disciplinas
sujeitas a exame nacional, o desenvolvimento de experiências e vivencias
diversificadas, o envolvimento em projetos nacionais e internacionais e o contacto
gradativo com o Ensino Superior são exemplos de medidas pedagógicas que visam alargar conhecimentos e aceder a metodologias que multipliquem as potencialidades dos alunos.

E estas medidas pedagógicas têm como objetivo comum, primeiro e crucial fornecer aos nossos alunos “os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele” (Jacques Delors).

Ler mais
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
  • Ciências e Tecnologias
  • Ciências Socioeconómicas
  • Línguas e Humanidades