PROJETOS DIFERENCIADORES

Saiba porque somos uma escola diferente!

O Projeto IntegratEnglish

O princípio subjacente à metodologia CLIL baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar, promovendo-se desta forma, não só a competência linguística no que diz respeito ao domínio da língua, mas também no que se refere aos diferentes assuntos explorados através da língua.

Desta forma, estimula-se a consciência cultural, a internacionalização, bem como a preparação tanto para estudo e vida profissional, e aumento da motivação ao nível escolar.

Todavia, ao contrário do que se poderia esperar, uma aula CLIL não é uma aula dedicada ao estudo da língua, devendo esta incluir conteúdos sobre um determinado assunto definido no currículo, bem como fomentar o desenvolvimento de competências ao nível cognitivo. Ora, ao ser lecionada em língua estrangeira estamos a favorecer simultaneamente a dimensão comunicativa da língua, bem como a sua utilização ao serviço do ensino e da aprendizagem.

Inovação Digital

Atualmente, vive-se num processo de constante mudança face ao crescimento exponencial das tecnologias no universo educativo. Considerando que o crescimento da informação e da sua acessibilidade através das redes é cada vez mais evidente, consequentemente, é também um facto que a concretização do processo educativo estará cada vez mais ligado às redes de aprendizagem.

É, precisamente, neste âmbito que emerge o Projeto Educativo da Didáxis que visa dotar os alunos de literacia digital que lhes permita analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia-a-dia surge.

Este projeto, procura criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico com o objetivo de capacitar os alunos para lidar com a mudança e a incerteza num mundo global em rápida transformação. A disciplina de TIC /Inovação Digital que aborda áreas da informática, robótica e programação é um exemplo da mobilização dos alunos para o desenvolvimento de competências tecnológicas.

É, portanto, fundamental que os alunos acompanhem continuamente esta mudança e que, através dela, consigam desenvolver competências e adquirir novos conhecimentos, que lhes permitam ter uma prática efetiva com as TIC.

Assim, os alunos devem não apenas reconhecer que as tecnologias podem ser úteis como base de apoio, suporte e auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, mas também utilizá-las de modo a ir ao encontro das novas formas de aprendizagem por via das respetivas tecnologias.

Partindo deste pressuposto, “os professores devem ser parceiros na conceção e condução das atividades com as TIC e não meros espectadores e executores de tarefas” (Penteado & Borba, 2000, p. 29).

EDUDAY 2018

A Didáxis foi convidada a partilhar o seu projeto de Inovação Digital durante a EDUDAY 2018 – um evento dedicado…

Inovação Digital em Destaque

Disciplina de Inovação Digital da Didáxis em destaque na Revista Técnico – Científica “robótica” Inovação Digital na escola Saber Mais

Codex Did@xis

No dia 23 de março, decorreu a Cerimónia de entrega de prémios do concurso de programação Codex Did@xis. A Didáxis – Vale…

Microsoft Showcase Schools

A Didáxis foi reconhecida como uma Microsoft Showcase Schools o que lhe permite pertencer a uma comunidade global de escolas empenhadas na transformação digital que visa melhorar o processo ensino/aprendizagem.

As equipas de responsáveis Showcase School fazem parte de uma comunidade de profissionais que otimiza o uso da tecnologia para impulsionar eficiências e a transformação em toda a escola. As escolas Microsoft Showcase Schools dão ênfase à aprendizagem personalizada dos seus alunos através da utilização de dispositivos 1:1 e da aprendizagem com tecnologia atual, como as soluções Office 365 para Educação, Office Mix, OneNote, Skype, Minecraft, e muito mais.

 

Responsáveis escolares

  • Os responsáveis escolares implementaram planos de melhoramentos claros para impulsionar uma transformação que privilegia a área digital.
  • Os responsáveis escolares selecionam e utilizam tecnologias Microsoft que são utilizadas nas salas de aula.

Capacidade da escola

  • A escola cria e fornece desenvolvimento profissional para que os docentes e não doentes integrem a aprendizagem digital.
  • A escola recebe visitantes e partilha as melhores práticas de utilização da tecnologia Microsoft para o ensino e a aprendizagem.

Ensino e aprendizagem

  • A educação digital é integrada no programa de forma ponderada.
  • As abordagens de aprendizagem personalizada são salientados.
  • O programa dá especial destaque às áreas STEM: ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Capacidade técnica

  • A escola integra dispositivos Windows, o Office 365, o OneNote e outras tecnologias.
  • A densidade de dispositivos facilita a aprendizagem 1:1 com dispositivos, sempre que tal for adequado ao currículo.