Uma tradição com origens em Portugal
No passado dia 29 de fevereiro, a Didáxis cumpriu on time com o famoso ritual britânico do 5 o’clock Tea.
Enquanto saboreavam e vivenciavam esta tradição, os Encarregados de Educação assistiam, com encanto e curiosidade, a este evento protagonizado pelos alunos do 6º e 7º anos de escolaridade.
A plateia compreendeu como o famoso chá das 5 britânico é uma tradição de origem portuguesa, tendo D. Catarina de Bragança, a rainha portuguesa que casou com o D.Carlos II, em 1662, levado o gosto pelo chá, para a Inglaterra. Na verdade, D. Catarina de Bragança apreciava a bebida e, por isso, incluiu no seu dote de casamento uma caixa, com a indicação “Transporte de Ervas Aromáticas”, iniciais que estão na origem da palavra inglesa TEA. Rapidamente toda a aristocracia inglesa passou a beber Chá, tornando-se num verdadeiro ritual que ainda hoje ocorre às 5 da tarde.
Este momento de confraternização entre alunos, professores e Encarregados de Educação enquadrou-se na celebração da semana dos afetos. Por conseguinte, evocando o Amor, a Amizade e a União Familiar que a todos reuniu neste dia, demos voz a vários poetas, que dedicaram as suas obras aos Afetos, tais como Emily Brontë , Lord Byron , William Shakespeare, T.S.Eliot e, claro, Luis Vaz de Camões.
No final da representação, os aplausos efusivos dos convidados demonstraram a sua satisfação.
Contamos, ainda, com a colaboração e o precioso contributo das turmas do Curso de Técnico de Hotelaria e Restauração.
Parabéns a todos os alunos que, para além de valorizarem a história de Portugal, demonstraram um domínio elevado de proficiência na língua inglesa.