Este ano o Natal foi diferente para os alunos do Ensino Secundário da Didáxis: rumaram até à cidade invicta para poderem conviver e estreitar laços uns com os outros e com os seus professores e, ao mesmo tempo, sentir o movimento e o fervilhar constante da cidade nesta bela época.

Partindo, quase como os Reis Magos de três lugares diferentes- Riba d’Ave, Famalicão e Guimarães, fomos seguindo a estrela até as respetivas estações onde nos esperava o comboio que nos levaria ao ponto de encontro no Porto – a estação de S. Bento.

Foi com um “Uau!” de espanto que todos apreciaram a decoração das ruas, a azáfama das pessoas que, quase em ritmo frenético, se deslocavam de um lado para o outro, quase não dando pela presença de cada um.

O caminho estava, porém, ainda no seu início e como a Torre dos Clérigos na sua pompa e circunstância nos aguardava, para lá nos dirigimos.

Foi um momento verdadeiramente fabuloso – subimos ao cimo do monumento numa visita guiada com o relato de um sábio experiente, que, apesar do esforço da subida, nos encantou!

Mas, logo de seguida, a estrela volta a brilhar, e todos a seguimos pelas ruas engalanadas com cheirinho de Natal, vendo as montras enfeitadas com presentes aos montes e com um brilho especial de promessas de felicidade.

A estrela foi, de seguida, pousar no Café Santiago da Praça, onde almoçamos, pois, o corpo já estava a precisar de reforço…o que correu lindamente.

Depois do almoço voltamos a caminhar, agora seguindo a estrela natalícia até à Ribeira, onde apreciamos o “velho casario” cantado por Rui Veloso, que tornou emblemático o “Porto sentido”, e o Douro na sua extensão e presença encantadora.

Claro que, é quase Natal e não podíamos sair da cidade sem experimentar a pista de gelo, onde a “diversão” foi a palavra com alguns trambolhões do costume…

O dia estava a chegar ao fim e o regresso a casa anunciado, pelo que lá nos dirigimos, até à estação de S. Bento.

Como é costume dizer-se, o que é bom depressa acaba …….

Feliz Natal!