Tudo começou como uma "brincadeira", "eih e porque não participar nas olimpíadas de Biologia, não perdemos nada", e assim foi. Participamos e tal e quando demos por ela três de nós estavam num comboio rumo ao Algarve. Quando lá chegamos, à estação, os mentores (que eram jovens pouco mais velhos que nós e ex. olímpicos) e os responsáveis fizeram logo de tudo para que socializássemos, para que nos conhecêssemos e para que nos sentíssemos à vontade. Mais tarde quando chegamos ao hotel (sim, porque nós tivemos o privilégio de ficar num hotel com piscina e tudo mais, coisas que os adolescentes gostam), já estavam lá alguns colegas a jogarem a jogos "criados" pelos mentores com o objetivo de convivermos e assim. Finalmente chegou o sábado, o dia mais esperado. A manhã foi dedicada às provas. As provas foram práticas um pouco diferentes do que fazemos nas aulas (a começar pelo facto de não termos lá a nossa professora que nos explicasse o procedimento ou o que é que tínhamos de fazer) mas, apesar das dificuldades e tudo mais, foi divertido, foi uma experiência diferente. A tarde, ao contrário da manhã foi dedicada ao Zoomarine, eu gostei de lá ter ido pois tivemos acesso aos "bastidores" do Zoomarine o que não é comum. À noite, no fim de jantar podemos estar no hotel à vontade e, mais uma vez jogamos a jogos como a mimica, onde tínhamos de imitar e adivinhar coisas relacionadas com a biologia. Gostei imenso de ter participado e de ter conseguido chegar às eliminatórias nacionais, apesar de se tratar de eliminatórias nunca senti aquele ambiente de competição, muito pelo contrário, o que é bom. No meio disto tudo só consigo ver um aspeto negativo, o facto de apenas durar um fim de semana.

Joana Faria

A ida às olimpíadas foi marcante de inúmeras formas. A visita ao Zoomarine mostrou-me o papel importantíssimo da biologia na conservação do nosso planeta. A visita à universidade foi muito interessante, uma vez que tivemos acesso aos laboratórios, e ajudou a perceber um pouco o âmbito de cada curso. As novas amizades também são algo que certamente não vou esquecer. De uma forma geral, revelou-me que com trabalho e esforço nada é impossível, e essa é a lição que levo comigo desta experiência.

Ana Fernandes

Começando pelo momento em que me anunciaram que tinha passado à fase final das Olimpíadas da Biologia, nem conseguia acreditar. Jamais me passara pela cabeça a ideia de estar entre os 50 melhores alunos a nível nacional deste ramo da Ciência, no entanto foi isso que aconteceu. E agradeço imenso por ter acontecido: foi uma experiência fantástica, marcante mesmo! A partir do momento em que chegamos à estação de Albufeira, onde nos encontramos com mais alguns participantes, já lá estava pessoal da organização à espera para nos receber. Começaram as apresentações, a conhecermo-nos uns aos outros, e logo a partir daí entramos num ambiente de amizade e camaradagem que veio apenas a aumentar ao longo do fim de semana. Fomos todos alojados num hotel com piscina e tudo, muito bonito e confortável, e lá encontramo-nos com os restantes participantes. Na manhã de sábado realizaram-se as provas, apenas provas práticas, e aí viu-se a diferença das provas que realizamos relativamente às atividades laboratoriais realizadas a nível escolar: um grau de exigência muito mais elevado, começando pelo facto de não termos tido professores nem colegas que nos auxiliassem. No entanto, foram bastante interessantes e ajudaram imenso a ganhar alguma destreza na componente prática. Durante a tarde visitamos o Zoomarine, onde nos fizeram uma visita guiada ao parque e nos mostraram a forma de funcionamento do mesmo, levando-nos a zonas de acesso a pessoal restrito. Ou seja, foi uma visita “especial” e espetacular, especialmente tendo em conta que vários dos participantes desta fase das Olimpíadas querem seguir alguma área relacionada com a Biologia, nomeadamente Zoologia. O restante tempo passamos a conviver uns com os outros, quer alunos quer guias/ membros da organização. Toda a gente era super simpática e amigável, e tornaram esta viagem numa viagem excelente. A única parte má, ou vá, menos boa de tudo isto foi o facto de só ter durado um fim de semana… Agradeço imensamente por ter tido uma oportunidade tão fantástica como esta. Agradeço a todos os meus colegas participantes por terem tornado esta experiência inesquecível, assim como aos membros do staff, e mando um cumprimento especial ao bastonário da Ordem dos Biólogos, o Exmo. Professor José Matos. Esperemos que para o ano haja mais!

Miguel Pereira