Nos dias 7 e 8 de março corrente, teve lugar uma apresentação da oferta formativa, quer dos cursos profissionais quer regulares existentes na nossa escola, destinada aos alunos do 9º ano de escolaridade, no sentido de os ajudar pensar e a tomar decisões relativamente ao seu futuro escolar e que foi designada de “Open day”.

Assim, os professores das disciplinas técnicas das várias áreas do ensino profissional e do ensino regular apresentaram, nas instalações próprias de cada curso, as diversas vertentes e particularidades que lhes dizem respeito.

O Curso de Restauração apresentou aos alunos do 9º ano, as duas variantes que existem na Escola: o Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria e o Curso Técnico de Restaurante/Bar.

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada às instalações do curso Técnico de Cozinha, onde conheceram a cozinha pedagógica, visualizaram a confeção de um risoto de aves, de bolachas e de crepes, e foram depois convidados a degustar tudo o que foi preparado.

Na vertente Restaurante/Bar- os alunos conheceram o restaurante pedagógico, bem como a forma de colocação da sala e respetiva “mise-en-place”. Aprenderam a fazer batidos com frutas da época e a flamejar frutas em calda.

No final foram convidados a provar as confeções a que assistiram na preparação prática.

Deve acrescentar-se que, para além dos professores responsáveis pelos cursos, também os alunos que frequentam os vários anos dos cursos, colaboraram na execução da atividade, mostrando aos colegas os “segredos” da confeção de cada prato/bebida.

No que diz respeito ao curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, os professores responsáveis, com o apoio das turmas 1 e 2 TEAC, dinamizaram atividades no ENO e nos laboratórios técnicos das respetivas disciplinas.

Entre montagem e desmontagem de computadores, manutenção de equipamentos informáticos, automatização de sistemas pneumáticos e montagens de eletrónica de comando, os alunos do 9º ano tomaram conhecimento da realidade do curso e de algumas atividades desenvolvidas no mesmo.

Os alunos do 9º ano tiveram ainda a oportunidade de participar numa palestra com o conhecido piloto famalicense Pedro Almeida, antigo aluno da nossa escola, que deu o seu testemunho as opções que teve de fazer quanto ao passo a dar no percurso académico, referindo, nomeadamente, “A componente técnica e formativa do curso permitiu-me perceber melhor toda a formação técnica que recebi mais tarde no curso de pilotagem de aviões. O contacto com o mercado de trabalho feito no estágio deu-me uma experiência e responsabilização que me foi muito relevante para os desafios que encontrei à frente”.

Recordou, num exercício de memória que o fez relembrar o período em que frequentou o Curso Técnico de Eletrónica e Automação, como isso foi importante para conseguir concluir o curso de piloto de linha aérea.

Pedro Almeida incentivou os jovens a apostarem no seu percurso formativo, na aquisição de conhecimentos e a seguirem a vocação. “É verdade que somos ainda jovens, mas é aqui que começamos a definir o futuro”, afirmou, em jeito de conselho.

Relativamente ao curso Técnico de Comércio, os alunos que frequentam o 9º ano foram informados sobre os objetivos, competências e saídas profissionais específicas do curso e tiveram também oportunidade de contactar com os colegas que o estão neste momento a frequentar que completaram a informação.

Os alunos assistiram a várias demonstrações da realidade do curso, nomeadamente a sua componente disciplinar e carga horária; os conteúdos específicos que podem adquirir na formação técnica do curso; assistir a vídeos das PAPs realizadas pelos alunos dos anos transatos; assistir a vídeos promocionais das principais marcas e respetivos prémios publicitários, e ainda a atividades mais lúdicas, onde a partilha de conhecimentos ocorreu de uma forma mais informal entre os alunos. Assim, algumas alunas frequentaram ou assistiram a um workshop de auto maquilhagem, enquanto os outros confraternizaram em atividades como jogo de Setas, desfiles de moda, karaoke, etc.

Por último, no que concerne às nossas ofertas para o ensino regular, os estudantes do 12º e 10º anos do curso de Ciências e Tecnologias abriram as portas dos laboratórios a todos os alunos do 9° ano.

Da genética à acidificação dos oceanos, da produção de energia ao fabrico de iogurte, entre outros, os visitantes puderam ficar a conhecer um pouco da ciência que os colegas mais velhos já sabem fazer no âmbito da Física, da Biologia e da Química, e fizeram eles próprios o manuseamento dos instrumentos e das experiências que aí decorriam.

Os responsáveis por esta iniciativa consideraram-na um momento muito importante julgam ter contribuído para ajudar os jovens alunos do nono ano a fazerem uma escolha responsável e profícua para o seu futuro.