No âmbito curricular da análise ao texto dramático, os alunos de 5º ano foram assistir à dramatização da obra “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa, pela Companhia EDUCA.

O teatro é entrega, dedicação, humildade, amor, respeito, é magia, é energia, é a troca, é o jogo, é o outro, é o conjunto: é um todo.

6 de fevereiro, 10h00, Porto, auditório da Biblioteca Almeida Garrett. Grande entusiasmo!

Uma serena viagem de autocarro que proporcionou conhecermos novos colegas e, quem sabe, novos amigos, levou-nos à cidade que parecia ter-se preparado em especial! O agradável espaço que circunda o Palácio de Cristal e os pavões que correram a saudar-nos, completou a primeira impressão: “Que bonito!”

Para além das motivações curriculares, presidiram a esta pequena viagem também motivações pessoais: a liberdade, o desafio e os momentos de simbiose e de partilha que prometem mais autonomia e independência.

Acolhidos pela Companhia Profissional de Teatro EDUCA, no convidativo auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, apreciámos o espaço. Sentados e ansiosos, mas muito bem comportados, fomos presenteados com uma belíssima interpretação que adorámos. A interpretação em contínua interação connosco foi muito, muito interessante. A dramatização superou o interesse que nos tinha proporcionado a leitura da obra. No entanto, também a peça ganhou; enquanto víamos recordávamos o que tínhamos lido e consolidávamos as ideias. Foi uma experiência muito interessante. Esperamos lá voltar! Obrigada a todos os que possibilitam que os sonhos se tornem realidade!”

Pegando na apreciação dos alunos, concluímos a exposição reforçando o balanço positivo. Mais uma etapa com base num trabalho multidisciplinar evidenciando saberes e capacidades essenciais para uma vida em sociedade, mais autónoma e responsável.