Didáxis participa no 3.º Encontro Distrital de Xadrez Escolar – Série C
Gil Costa Vencedor Juvenil
A Didáxis – Riba de Ave participou com 3 alunos no 3.º Encontro entre Agrupamentos de Escolas de XADREZ, do DESPORTO ESCOLAR – Série C -2023/2024 que juntou a participação de 87 alunos provenientes de 4 escolas: Agrupamento de Escolas D. Maria II, Famalicão; Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, Braga; Colégio do Ave, Guimarães e Didáxis – Riba de Ave, Famalicão.
Durante a tarde de 15 de março a Escola Básica Trigal Santa Maria (Tadim) deu continuidade ao sucesso organizativo e participativo alcançado no 1.º e 2.º encontros realizados no Colégio do Ave e Escola Básica de Arnoso, respetivamente.
Os alunos da Didáxis foram acompanhados pelo professor Marco Brandão e obtiveram resultados promissores:
– Gil Costa foi o vencedor na categoria Juvenil e classificou-se em 3.º lugar absoluto no Torneio Iniciado/Juvenil (3,5 pontos em 5 jogos)
Rúben Costa alcançou o 4.º lugar no escalão de Iniciados com 3 pontos em 5 jogos e deu assim continuidade à evolução que tem patenteado na vertente do xadrez escolar;
Daniel Costa posicionou-se em 11.º lugar no escalão Infantil B e também deu continuidade à evolução que tem patenteado na vertente do xadrez escolar.
Os vencedores por escalão em cada Torneio foram:
Pedro Afonso Rodrigues (Infantil A – Colégio do Ave);
Afonso Fernandes (Infantil B – Colégio do Ave);
José João Pinto (Iniciado – Colégio do Ave);
Gil Costa (Juvenil – Didáxis-Riba de Ave).
Neste evento xadrezístico escolar a direção de prova esteve a cargo do Professor Angélica Cunha e a arbitragem contou com o apoio dos professores dinamizadores do Clube de Xadrez de cada Escola participante.
Terminada a fase de apuramento, os atletas melhores classificados das 3 séries em competição irão participar na Final Distrital Escolar no 3.º Período:
– Iniciado e Juvenil, Escola Secundária Carlos Amarante no dia 24 de abril 2024;
– Infantil, Colégio do Ave no dia 24 de maio 2024.