No passado dia 22 de setembro, pelas 13h30min, os alunos da turma 7.1 e 10.1 realizaram a experiência de Eratóstenes junto ao espelho de água da Didáxis, que recria a que foi realizada há mais de 2200 anos por Eratóstenes e que permitiu medir, pela primeira vez, o perímetro da Terra.
 
Quem foi Eratóstenes e o que fez ele para medir o perímetro da Terra?
 
Eratóstenes, por muito considerado o pai da Geografia, nasceu em Cirene (na atual Líbia) em 276 aC, no entanto, ele passou a maior parte da sua vida na cidade de Alexandria, localizada no Egipto, tendo sido diretor da famosa biblioteca desta cidade. Para além desta função, ele foi matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrónomo. Uma curiosidade, era conhecido pelos seus contemporâneos por “Beta”, a segunda letra do alfabeto grego, por ser o segundo melhor em vários campos do saber.
 
Eratóstenes faleceu em 194 aC na cidade de Alexandria, com 82 anos.
 
Eratóstenes ficou famoso na antiguidade pelo seu método de determinar o tamanho da Terra. Os factos que usou foram:
– no primeiro dia de Verão, na cidade de Syene, atual Assuão (no Egipto), o Sol ao meio-dia está na vertical da cidade, não projetando sombras;
-no mesmo dia e à mesma hora, na cidade de Alexandria, o ângulo entre uma vara colocada na vertical e linha que une a extremidade de cima à ponta da sombra é de 1⁄50 de uma volta completa;
-Assuão fica exatamente a Sul de Alexandria;
-a distância entre as duas cidades é de cerca de 800 km.
 
Usando estes factos, Eratóstenes concluiu que a Terra tem 40 000 km de perímetro, o que foi um grande feito para quem tinha ferramentas muito limitadas.