No passado dia 18 de setembro, a equipa Beyond.FM, da Didáxis – Riba de Ave, terminou a sua jornada no secundário com a derradeira chave de ouro, saindo vencedora do concurso Faqtos, organizado pelo Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa.

Das 82 equipas que constituíam o concurso, ganhar o primeiro lugar era para os jovens Ana Isabel Moreira, Diogo Silva, Francisca Carvalho, Francisca Fernandes, Inês Lima e Mariana Carvalho nada para além de uma quimera, um sonho inalcançável. No entanto, não poderiam estar mais errados.

Sempre apoiados pelo Professor Luís Ferreira, que se revelou uma peça crucial para esta travessia. Os alunos da turma 12.1, do passado ano letivo, trabalharam as radiofrequências, foco de todo o concurso, tanto num domínio prático como teórico, denominando o projeto de «Novas Visões das Rádio Frequência».

Para além de realizarem uma pesquisa das mais variadas aplicações deste tipo de ondas no quotidiano, a equipa optou também por realizar um questionário à comunidade escolar e por incluir o lançamento de um balão estratosférico como parte do seu projeto, que ascenderá a uma altitude de 30km, brevemente.

Ao saírem vencedores deste concurso, garantindo o primeiro lugar de entre as 10 equipas selecionadas, após um fatídico processo eliminatório, a Beyond.FM recebeu um cheque de 1500€, que será distribuído pelos seis alunos, mas também dois vouchers da FNAC no valor de 250€, um entregue ao professor responsável e o segundo à escola.

Felicitações à equipa e a todos os docentes envolvidos na jornada, e, tal como o nome da equipa refere, a escola deseja que todos consigam ir mais além no futuro universitário que os aguarda!