A Didáxis tem consignado no seu Projeto Curricular como uma das marcas distintivas a disciplina de Inovação Digital, que abarca as áreas da Programação, Robótica, Eletrónica e Sistemas Digitais.

Esta marca distintiva tem como objetivo prioritário a preparação dos alunos para os desafios do século XXI.

Neste âmbito, planificamos um desafio denominado “Sábado Robótico”, no dia 3 de março, e que faz parte integrante do Plano Anual de Atividades com objetivos ambiciosos e mobilizadores dos alunos e respetivos E. de Educação.

A motivação iniciou-se pelos alunos individualmente e através de trabalho de equipa, num processo de partilha de conhecimentos e cooperação. Em paralelo desenvolveram-se atividades práticas através de desafios de Robótica.

As atividades/ projetos têm como principais objetivos:

· Proporcionar e estimular a prática de conceitos de Programação e Eletrónica;

· Desenvolver raciocínios lógico-abstratos e competências informáticas;

· Desenvolver a coordenação motora através da montagem de Kits de Robótica;

· Estimular o espírito de equipa e o trabalho de grupo.

O “Sábado Robótico” encheu de orgulho a nossa Comunidade Educativa, pois os alunos, os Pais/ E. de Educação e os professores trabalharam em simbiose neste grande desafio, auxiliando-se mutuamente na resolução de problemas, no trabalho colaborativo e na criatividade que puseram ao serviço da decoração dos robots.

A adesão massiva dos Pais/ E. de Educação contribuiu para que os alunos se sentissem apoiados, valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho, o que foi o garante do sucesso desta iniciativa.