Visita de Estudo a Lisboa

No dia 28 de junho de 2018, a turma 1 do 7.º ano da Didáxis de Riba de Ave, partia, de V. N. de Famalicão, às 6 horas e 23 minutos, em direção a Lisboa. A viagem de comboio – no Alfapendular – foi animada pelas vozes e risos de 12 crianças felizes. Algumas delas nunca sequer tinham ido à capital.

Ainda mal tínhamos chegando à gare do Oriente, já várias crianças do grupo corriam para pedir um autógrafo e uma selfie ao youtuber Dazer, que também se preparava para atravessar a rua, em direção ao Centro Comercial Vasco da Gama.

Atravessando o Centro Comercial Vasco da Gama e passeando, junto à belíssima marginal do Parque das Nações, as crianças, acompanhadas das duas professoras – Isabel Castro e Teresa Gonçalves – foram observando a Torre Vasco da Gama, o Pavilhão de Portugal com a sua gigantesca pala, o Pavilhão Atlântico (conhecido agora por Altice Arena), o teleférico, enfim… Lentamente, todo o grupo se foi dirigindo em direção ao Oceanário de Lisboa, para realizarem a primeira atividade do dia.

Este fantástico aquário, totalmente dedicado aos oceanos e à sua conservação, é o equipamento cultural mais visitado de Portugal.

O Oceanário de Lisboa proporcionou uma visita única e inesquecível, aprofundando o conhecimento sobre o oceano graças a uma experiência entusiasmante e desafiante que permite o contacto privilegiado com o mundo marinho.

Esta atividade promoveu, nos alunos, o conhecimento dos oceanos e a vontade de contribuir para a sua conservação, tendo como base os valores da sustentabilidade e da necessidade de proteger a biodiversidade marinha.

Após a visita ao Oceanário, todo o grupo se dirigiu ao Centro Comercial para almoçar.

Após o almoço, às 14H30 horas, começava a visita ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

As 2 horas e meia que o grupo passou neste pavilhão, que é o maior centro de ciência e tecnologia do país, valeram verdadeiramente a pena.

Este museu interativo representa um novo conceito de museologia, vocacionada para a divulgação de ciência.

A atividade começou com os Angry Birds: esta exposição constituiu uma aventura altamente interativa onde não faltam fisgas gigantes, slides e uma parede de escalada, pistas de carros e módulos onde crianças e crescidos constroem estruturas que serão derrubadas por furiosos Angry Birds lançados por outros visitantes.

Seguiram-se outras exposições temáticas – nas áreas da Física, Matemática, Química, Biologia e Ciências Sociais e centenas de módulos interativos –, que mostram que a ciência está em tudo o que nos rodeia, tal como guiar um carro de rodas-quadradas, pilotar um foguetão, tocar num tornado, pedalar uma bicicleta suspensa a vários metros do solo e deitar-se numa cama de pregos, entre outras experiências propostas.

Experimentar, tocar, mexer, observar e concluir. Voltar ao princípio e fazer tudo de novo. São mais de 40 experiências sobre fenómenos naturais, conceitos científicos e tecnologia, ideais para fazer com os amigos. A única coisa proibida é mesmo não mexer!

Terminada a visita ao Pavilhão do Conhecimento, já exaustos, os alunos voltaram ao Centro Vasco da Gama para um merecido lanche. Pouco depois, prepararam-se para a viagem de regresso, prometendo que dormiriam todo o percurso, tão cansados que estavam.

Pois sim! Às 19H39 partia o Intercidades da Gare do Oriente e, durante toda a longa viagem, as crianças, excitadíssimas, não descansaram – nem deixaram descansar os desafortunados que viajavam na mesma carruagem. Todos adoraram a jornada, que terminaria com a chegada a Famalicão, por volta das 23H15