História

1975 - "Ano de criação"

Nas origens, o engenho e a arte. No princípio estão os Participantes da criação. Há sempre alguém que, por intuição ou conduzido por contextos, dá alma às coisas.
Contrariando as políticas de então que limitavam a liberdade de educar, um grupo de educadores atentos, com rasgos para o além do concreto, uniu-se, firmou-se nos princípios da convivência solidária e projetou o reflexo e a harmonia de fundo de uma nova atitude humana.

Fundou uma cooperativa e deu-lhe o nome – Didáxis. E, logo, a Didáxis aprendeu. Aprendeu que era na beleza secreta da harmonia das vontades que residia a sua força. Depois. Depois, a respiração e a forma.
Investida da força original e com a respiração que o debate sempre anima, a Didáxis respirou e ganhou forma. Jamais cruzou os braços à espera que outros ditassem às famílias desta terra os atalhos a seguir.

Numa atitude prospetiva e de inovação, definiu uma estratégia de educação e desenvolvimento. Investiu nas pessoas. Rasgou estradas e olhou novos horizontes. Implantou infra-estruturas e definiu claramente um projeto educativo de modernidade.

E ganhou. Pela atitude humana, ganhou a adesão massiva das famílias e dos jovens da região. E aprendeu. Hoje. Hoje ainda hoje a Didáxis é aprendiz.

Aprendeu a

Mas da Terra Saía uma fonte que lhe regava toda a superfície. (Génesis)
Hoje. Hoje ainda hoje a Didáxis é aprendiz.

ASSINALAMOS ALGUNS MARCOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA SUA EVOLUÇÃO

15 de Julho de 1975

Efectuou-se a escritura pública da Constituição da Cooperativa, no 2º Cartório Notarial da Cidade de Guimarães.

1976

Realizou a primeira parcela do seu património, adquirindo uma quota na sociedade proprietária do Externato Delfim Ferreira, correspondente a um terço do seu capital.

1977

Concretizou-se a compra de terreno para edificação da sua sede social e de estabelecimento de Ensino próprio.

1979

Iniciou a primeira fase do seu complexo escolar.

1984

Inaugurou a 2ª fase do complexo escolar com uma cantina, um Pavilhão Gimnodesportivo dotado de características olímpicas e um pavilhão para lecionar Cursos Profissionais e Técnico-Profissionais.

1986

Criou instalações escolares para o 1º ciclo

1987

Iniciaram-se as obras de construção das instalações escolares em Vale S. Cosme.

No início do ano letivo de 1987/88, entrou em funcionamento a Escola Cooperativa de Vale S. Cosme.

1988/89

Ampliação das instalações em Vale S. Cosme.

No ano letivo de 1989/90 construiram-se uma cantina, um bar e uma sala do aluno em Vale S. Cosme.

1994

Construção e inauguração na escola de Riba de Ave de um bloco constituído por uma biblioteca, uma sala de professores, gabinetes de trabalho e um polivalente com bar e um palco.

1996

Construção de novas instalações escolares destinadas ao Ensino Secundário nas duas escolas.

1998

Construção, na escola de Vale S. Cosme, de um pavilhão gimnodesportivo.

1999

Construção, na escola de Riba de Ave, de um bloco cofinanciado pela U.E. constituído por salas de aula e por um laboratório de línguas.

2000

Foram renovadas e ampliadas as instalações da cantina na escola de Riba de Ave.

2001/02

obras de ampliação e valorização das escolas, sendo de realçar a construção, na escola de Vale S. Cosme, de um bloco de salas de aula para as disciplinas de Educação Visual Tecnológica, e na escola de Riba de Ave, um bloco com 23 salas de aula, instalações sanitárias, gabinetes de trabalho e de atendimento, papelaria e sala para trabalhadores não docentes.