CURSOS PROFISSIONAIS

Tradição e Modernidade!

Estão abertas as Pré-inscrições para o ano lectivo 2018/19.

Para mais informações pode consultar a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

TÉCNICO/A DE GERIATRIA

Didáxis – Riba de Ave

Área 762 – Trabalho Social e Orientação 762335 – Técnico/a de Geriatria

Perfil de saída:

Prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.

Atividades principais:

  • Prestar/ auxiliar nos cuidados de higiene e conforto do idoso, nos diversos contextos de atuação.

  • Acompanhar e apoiar o idoso nas diversas atividades de vida diária.

  • Auxiliar os profissionais responsáveis nos cuidados de alimentação, aplicados aos idosos com dependência funcional, temporária ou permanente.

  • Participar no planeamento e desenvolvimento de atividades básicas de animação e entretenimento e de estimulação dos domínios cognitivo, social e motor, de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do idoso.

  • Prestar cuidados de higiene e arrumação dos espaços envolventes e da roupa dos idosos.

  • Apoiar a equipa técnica na organização do espaço, com o objetivo de prevenir acidentes domésticos e em instituições.

  • Participar na prevenção de negligência, abusos e maus tratos ao idoso.

  • Avaliar a informação obtida através de instrumentos técnicos aplicados por especialistas, para melhor conhecimento do perfil funcional do idoso, e consequente adequada prestação de cuidados.

  • Estabelecer a articulação com a equipa técnica responsável, a fim de reportar a evolução do estado físico, psíquico e emocional, situações anómalas e/ou agravamento do estado de saúde do idoso, tendo em consideração as orientações e procedimentos definidos pela equipa técnica.

Ler mais

TÉCNICO/A DE MULTIMÉDIA

Didáxis – Riba de Ave

Área 213 – Áudiovisuais e Produção dos Media
213006 – Técnico/a de Multimédia

Perfil de saída:

Concebe e desenvolve sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões e da captação, digitalização, tratamento e integração de sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

Atividades principais:

  • Preparar e selecionar os equipamentos e tecnologias para multimédia, em função dos objetivos pretendidos e dos produtos multi-média a desenvolver.
  • Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.
  • Desenvolver aplicações multimédia para offline e para a internet, utilizando técnicas de programação.
  • Desenvolver um projeto multimédia integrado, tendo em conta o produto a realizar e o públicoalvo a atingir.
Ler mais

TÉCNICO/A DE MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

Didáxis – Riba de Ave

Área 525 – Construção e Reparação de Veículos a Motor
525089 – Técnico/a de Mecatrónica Automóvel

Perfil de saída:

Proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental aplicáveis.

Atividades principais:

  • Analisar documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros, nomeadamente, esquemas elétricos e outras instruções técnicas do fabricante, a fim de proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias, a reparações e a ensaios.
  • Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e a reparações em motores a gasolina e a gasóleo de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de direção, de suspensão e de travagem de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de automóveis ligeiros, diagnosticar eventuais anomalias e proceder à substituição daqueles, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de transmissão manual e automática de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de ignição convencional e eletrónica, de alimentação, de sobrealimentação e de antipoluição de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de arrefecimento e de lubrificação do motor de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de carga e de arranque de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de segurança ativa (ABS, EBD e controlo de tração, entre outros) e de segurança passiva (airbags, prétensores de cintos de segurança, entre outros) de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de conforto e de segurança, nomeadamente fechos centralizados, vidros elétricos, limpa vidros, ar condicionado e alarme de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações de sistemas luminosos e de aviso sonoro de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de comunicação e informação de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de avarias e à substituição de componentes em sistemas multiplexados.
  • Verificar o estado de conservação de cabos e fichas dos diferentes sistemas elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros e diagnosticar e reparar eventuais anomalias, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
  • Proceder à limpeza de componentes e órgãos dos sistemas a reparar ou em reparação utilizando os procedimentos e produtos adequados e de acordo com as regras de proteção ambiental.
  • Proceder à manutenção da sua área de trabalho, efetuando a conservação e a limpeza de equipamentos, aparelhos e ferramentas utilizados no diagnóstico de avarias e na reparação de órgãos e sistemas de automóveis ligeiros.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Ler mais

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando

Didáxis – Riba de Ave

Área 523 – Eletrónica e Automação
523268 – Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando

Perfil de saída:

Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos, eletromecânicos e de automação e comando, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

Atividades principais:

  • Preparar e organizar o trabalho, a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, sistemas de automação e comando e instalações de telecomunicações em edifícios.
  • Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica e sistemas de automação e comando, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Prestar assistência técnica a clientes, esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de sistemas e equipamentos eletrónicos intervencionados.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Ler mais

Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Didáxis – Riba de Ave

Área 481 – Ciências Informáticas

Perfil de saída:

O técnico de gestão e programação de sistemas informáticos é o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, actividades de concepção, especificação, projecto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

Atividades principais:

  • Instalar, configurar e efectuar a manutenção de computadores isolados ou inseridos numa rede local;
  • Instalar, configurar e efectuar a manutenção de periféricos de computadores ou de uma rede local;
  • Instalar, configurar e efectuar a manutenção de estruturas e equipamentos de redes locais;
  • Instalar, configurar e efectuar a manutenção de sistemas operativos de clientes e de servidores;
  • Implementar e efectuar a manutenção de políticas de segurança em sistemas informáticos;
  • Instalar, configurar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas;
  • Efectuar a análise de sistemas de informação;
  • Conceber algoritmos através da divisão dos problemas em componentes;
  • Desenvolver, distribuir, instalar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação procedimentais e visuais;
  • Conceber, implementar e efectuar a manutenção de bases de dados;
  • Manipular dados retirados de bases de dados;
  • Instalar, configurar e efectuar a manutenção de servidores para a Internet;
  • Planificar, executar e efectuar a manutenção de páginas e sítios na Internet;
  • Desenvolver, instalar e efectuar a manutenção de sistemas de informação baseados nas tecnologias web.
Ler mais

Técnico/a de Manutenção Industrial, variante Eletromecânica

Didáxis – Riba de Ave

Área 521 – Metalurgia e Metalomecânica

Perfil de saída:

O técnico de manutenção industrial eletromecânica é o profissional qualificado, apto a orientar e a desenvolver atividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos eletromecânicos e eletrónicos. Planeia, prepara e executa intervenções de instalação e adaptação de sistemas eletromecânicos, eletropneumáticos e eletrónicos, de automação industrial.

Atividades principais:

  • Técnico de montagem, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos;
  • Desenhador de construções mecânicas;
  • Técnico de controlo e manutenção de equipamentos;
  • Operador de CAD/CAM (CNC);
  • Operador de máquinas e ferramentas;
  • Assistente de vendas de máquinas e equipamentos;
  • Assistente pós venda de máquinas e equipamentos.
Ler mais

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores

Didáxis – Vale S. Cosme

Área 523 – Eletrónica e Automação

Perfil de saída:

Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos de eletrónica, de automação e computadores, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

Atividades principais:

  • Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, sistemas de automação e computadores e instalações de telecomunicações em edifícios.
  • Efetuar a instalação de equipamentos, sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores, utilizando procedimentos, tecnologias, técnicas e os instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar reconfigurações em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e computadores, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado.
  • Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos eletrónicos que repara.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida
Ler mais

Técnico/a de Cozinha/Pastelaria

Didáxis – Vale S. Cosme

Área 811 – Hotelaria e Restauração

Perfil de saída:

Planear, coordenar e executar as atividades de cozinha pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Atividades principais:

  • Armazenar e assegurar o estado das matérias primas utilizadas no serviço de cozinha/pastelaria.
  • Planear e preparar o serviço de cozinha/pastelaria, de forma a possibilitar as confeções necessárias, de acordo com as normas de higiene e segurança.
  • Confecionar o receituário em função da programação estabelecida: entradas, pratos principais, sobremesas, confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria.
  • Conceber e executar peças artísticas em cozinha.
  • Conceber e executar peças artísticas em pastelaria.
  • Articular com o serviço de restaurante, a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais.
  • Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha/pastelaria.
  • Colaborar na elaboração de cartas e ementas.
  • Coordenar equipas de trabalho.
  • Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem estar.
  • Controlar os custos de alimentos.
  • Elaborar e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
  • Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios de serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.
Ler mais

Técnico/a de Restaurante/Bar

Didáxis – Vale S. Cosme

Área 811 – Hotelaria e Restauração

Perfil de saída:

Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Atividades principais:

  • Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
  • Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
  • Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
  • Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
  • Executar confeções de sala e arte cisória.
  • Planear e executar os diferentes serviços especiais.
  • Faturar os serviços prestados.
  • Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
  • Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem estar.
  • Atender e resolver reclamações de clientes.
  • Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Ler mais

Técnico/a Comercial

Didáxis – Vale S. Cosme

Área 341 – Comércio

Perfil de saída:

Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

Atividades principais:

  • Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
  • Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
  • Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
  • Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
  • Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
  • Assegurar o serviço pósvenda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.
Ler mais

Técnico/a de Coordenação e Produção de Moda

Didáxis – Riba de Ave

Perfil de saída:

Técnico de Coordenação e Produção de Moda é o profissional que colabora no estabelecimento de estratégias criativas e adequadas para a promoção e venda de produtos de vestuário e acessórios de moda, em diferentes campos de acção, tendo em conta as tendências de moda internacionais, os padrões de qualidade e os mercados em que se inserem os produtos.

Atividades principais:

  • Analisar as tendências de moda internacionais, actualizando-se na evolução dos produtos e marcas;
  • Recolher e actualizar tendências de mercado, características e comportamentos dos consumidores, definindo o target de um produto;
  • Recolher informações da marca e/ou produto a promover, assim como os objectivos de estratégia comercial, propostos pelo departamento de Marketing;
  • Conceber e desenhar e logótipos, etiquetas, convites e catálogos de imagem, utilizando técnicas de Marketing, representação gráfica e sistema informático adequado;
  • Desenhar acessórios de moda e/ou cénicos, manual ou informaticamente, elaborando desenhos técnicos, representando os diferentes alçados com o auxilio de instrumentos e materiais de desenho, a fim de promover produtos de vestuário;
  • Desenhar a exposição fixa (montra, corner, show room/stand), manual ou informaticamente, elaborando desenhos técnicos, representando os diferentes alçados e planta, produzindo
    maquetas;
  • Desenhar a “passerelle”, o lay-out do catálogo, ou o cenário para a produção fotográfica, com o respectivo caderno técnico de desenho e encargos;
  • Produzir maquetas de exposição fixa e passerelle, utilizando a escala adequada, para melhor visualizar as propostas/projectos;
  • Organizar, calendarizar, orçamentar e definir os timmings das diferentes áreas de promoções;
  • Relacionar-se com equipas de trabalho, estabelecendo, a interface entre a marca e os profissionais intervenientes;
  • Coordenar equipas de trabalho nas produções fotográficas ou desfiles de moda, em conformidade com as directrizes da marca, produtor e influências de moda;
  • Organizar a exposição dos produtos de moda em show room, feiras e lojas;
  • Conceber e /ou colaborar em edições de moda em revistas da especialidade.
Ler mais