Realizou-se na passada quinta feira, dia 27 de maio, sob organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o concurso “Chef in Famalicão” que pretende dar continuidade ao tradicional “Chef in Ave” que era organizado pala Associação de Municípios do Vale do Ave.

O “Chef in Famalicão” é destinado aos alunos dos cursos profissionais de restauração e hotelaria existentes no concelho de Famalicão e contou com a participação de formandos das quatro escolas do concelho que têm essa oferta formativa.

Este tipo de concursos visa proporcionar uma saudável competição e convívio entre os formandos, ao mesmo tempo que fomenta a divulgação desta vertente pedagógica nas áreas da restauração neste concelho que, também é reconhecido pela qualidade da sua gastronomia.

Os formandos a concurso confecionaram os seus produtos originais, aplicando as suas técnicas e competências através de videoconferência, perante um prestigiado grupo de Chefs das áreas da Cozinha, Bar e Pastelaria, que após degustar os respetivos produtos finais, efetuou uma avaliação e escrutinou os vencedores.

A Didáxis, pioneira nesta oferta formativa no concelho, participou com dois formandos finalistas nas categorias de Cozinha e de Pastelaria, orientados pelo professor Filipe Martins, tendo a aluna Carolina Carneiro vencido o concurso na variante de Pastelaria com o seu delicioso “Mil Folhas de Morango”, que encantou o júri e justificou o prémio de duzentos e cinquenta euros.

O fantástico trabalho do formando Carlos Daniel Fernandes com o seu criativo prato à base de polvo da nossa costa também mereceu vastos elogios por parte do júri, que apreciou as inúmeras técnicas de cozinha aplicadas na confeção do produto final.

Assim, na senda de concursos anteriores a Didáxis, voltou a demonstrar a inequívoca qualidade da sua oferta formativa na área da restauração e hotelaria, prestígio que, de resto, já é amplamente reconhecido há mais de uma década (desde 2007), seja neste tipo de concursos, seja no feed back habitual dos empresários da restauração que acolhem os nossos formandos na formação em contexto de trabalho.