No passado dia 23 de fevereiro, na sede da Didáxis, reuniu o Conselho Consultivo do ensino profissional. Estiveram presentes stakeholders internos e externos, nomeadamente a Direção da escola, representantes dos alunos e dos Encarregados de Educação, professores, diretores de curso, empresários de diversos ramos, diretores de outras instituições (Agrupamento de Pedome, Associações Culturais, Associação H2ave), presidentes de juntas de freguesia e o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Foi analisado o relatório de autoavaliação do ciclo de estudos de 2021/2022, seguido de uma breve apresentação do que poderá ser a oferta formativa da Didáxis para o próximo ano letivo. Nesta oferta, destacam-se dois cursos novos, um na área da informática e um outro na área do trabalho com madeiras.

Rapidamente passamos para questões que estão sempre na ordem do dia no que diz respeito ao ensino profissional:

Quais são as expetativas dos jovens relativamente às escolhas que fazem?

Como podemos ir de encontro a essas expetativas?

Como atrair alunos para áreas prioritárias, mas que normalmente não são escolhidas pelos jovens?

Os presentes visualizaram um vídeo em que os próprios alunos falam destas questões e esse foi o mote para a debate. Todos tiveram oportunidade de dar as suas opiniões e ,apesar de não haver soluções “milagrosas”, o debate foi enriquecedor e apontou algumas sugestões para a abordagem deste assunto.

A Didáxis agradece a todos os presentes e espera continuar a contar com apoio de todos como sempre tem sucedido.