Os alunos Nuno Ribeiro e Nelson Ribeiro do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, da escola Didáxis-V.S. Cosme participaram no concurso “O meu Projeto é Empreendedor”, promovido pela Rede Famalicão Empreende, que pretende fomentar o empreendedorismo nos jovens estudantes e valorizar o ensino profissional.

Nuno Ribeiro apresentou a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) intitulada de “+QCafé” que personaliza o processo de seleção de quantidade de açúcar, permitindo incluir no cartão a informação do nível de glicémia e hemoglobina do consumidor para que a máquina ajuste a quantidade de açúcar por bebida, sem interferência do consumidor. Este projeto foi desenvolvido para se aplicar em máquinas de vending de café e bebidas quentes, espalhadas por todo o tipo de organizações, desde escolas, universidades, hospitais, instituições públicas, fábricas e escritórios.

Por último, Nelson Ribeiro apresentou a sua PAP intitulada de “Translation Braille” que pretende facilitar as pessoas com deficiência visual a leitura de textos em braille através de um dispositivo eletrónico. Este projeto permite traduzir digitalmente e apresentar a tradução de uma forma mais rápida e ecológica, não havendo a necessidade de utilizar o papel com a escrita em braille.

Foram dois projetos inovadores que mereceram todo o reconhecimento por parte da comunidade educativa e que se destacaram no mundo empresarial.

A Didáxis agradece o empenho e dedicação destes finalistas que terão um futuro promissor